segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Missão do Bird visita cursos de capacitação do Programa da Bacia do Bacanga

Acompanhados da secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Maria do Amparo Araújo Melo, os técnicos do Banco Mundial (Bird), Enrique Asturizaga e Eri Watanabe, visitaram, no Centro de Educação Profissional do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), no bairro do Gapara, o curso de capacitação de auxiliar geral de Obras. A ação faz parte do Programa Bacanga, que está sendo executado pela Prefeitura de São Luís.

Os cursos estão sendo realizados através do Plano de Capacitação e Qualificação Profissional, lançado pela Prefeitura, e que visa preparar mais de 16 mil trabalhadores para a área da construção civil na capital maranhense. A mão-de-bra será empregada na execução do programa Bacanga, que prevê investimentos de infra-estrutura e melhoria da qualidade de vida, orçados em US$ 59,4 milhões, com 60% financiados pelo Bird e 40% de contrapartida da Prefeitura de São Luís.

A titular da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Maria do Amparo, afirmou que a capacitação é uma das etapas mais importantes porque a comunidade está sendo inserida na execução do programa, cujas obras de infra-estutura e urbanização estão previstas para começarem em meados de outubro.

"A qualificação profissional vai atingir moradores de 45 bairros do Itaqui-Bacanga para que eles sejam habilitados a trabalharem no Programa da Bacia do Bacanga, mas também em outros empreendimentos que se instalarem no município de São Luís. A meta do prefeito João Castelo é qualificar mais de 16 mil pessoas da comunidade", ressaltou Maria do Amparo.

A visita do coordenador de Projetos do Bird, Enrique Asturizaga, e da consultora de Desenvolvimento Social, Eri Watanabe, é requisito cronológico de acompanhamento de projetos que já foram incluídos nos recursos já liberados pelo banco para beneficiar a população da área Itaqui Bacanga.

"Nossa visita monitora os prazos e a execução das atividades iniciais em parceria com a Prefeitura de São Luís, que está cumprindo todas as obrigações estabelecidas pelo banco. Uma das maiores satisfações que eu tenho é que os recursos disponibilizados pelo Banco Mundial já estão sendo bem utilizados, começando com a capacitação dos moradores dos bairros dessa região", enfocou Asturizaga.

O gerente da Unidade Educação do Senai, Ricardo Arruda, falou sobre o curso de capacitação em auxiliar geral de obras. "Com a parceria da Prefeitura e do Senai, essas pessoas estão se preparando para o mercado de trabalho nas habilidades de construção civil, instalação elétrica e mecânica industrial", disse.

Mercado de trabalho – Desempregado há mais de um ano, Ademar Jesus Pereira, 42 anos, voltou à sala de aula pela primeira vez para se capacitar. "Esta é uma grande oportunidade na minha vida para que eu possa voltar ao competitivo mercado de trabalho e ajudar a construir este projeto da Prefeitura que irá beneficiar o bairro que eu moro", disse.

Um dos mais novos alunos do curso, Zaqueu Corrêa Campos, 18 anos, disse que está se preparando para trabalhar no projeto. "Estou tendo uma oportunidade ímpar para me capacitar e trabalhar em uma das empresas do Programa do Bacanga", frisou.

O curso é ministrado pelo instrutor Geová Nascimento, que iniciou sua carreira profissional no Senai aos 14 anos de idade. "Percebemos um interesse muito grande de todos eles, porque são pessoas que precisam trabalhar e esta é uma grande oportunidade", afirmou. 

Nenhum comentário: